segunda-feira, 30 de agosto de 2010

UPA - UNICAMP DE PORTAS ABERTAS - 10 DE SETEMBRO: NÓS VAMOS!!!

O que é a UPA

A Unicamp de Portas Abertas (UPA) é um evento anual em que, durante dois dias, a Universidade abre suas portas a estudantes de ensino médio e fundamental de todo o País.



O objetivo é oferecer a eles a oportunidade de conhecer uma das mais importantes instituições de ensino superior, com 66 cursos de graduação e 138 programas de pós-graduação que é, ao mesmo tempo, um destacado centro de investigação científica e tecnológica, com 22 faculdades e institutos, 3 hospitais, 23 centros e núcleos interdisciplinares, 2 colégios técnicos, além de milhares de projetos em desenvolvimento.


Os visitantes serão recebidos pela comunidade de 36 mil alunos, 2 mil professores e 7.800 funcionários, de modo que estarão concentrados no campus, nos dois dias do evento, aproximadamente 80 mil pessoas. Isso torna a UPA um dos maiores eventos do interior do Estado, não apenas pelo volume de público como também pela qualidade de sua proposta.

Para os estudantes, a UPA é uma oportunidade rara de trocar ideias sobre as diferentes áreas do conhecimento e melhor definir suas vocações. Para a Unicamp, será uma ocasião de ajudar na definição do futuro de cada um e, por que não, de reforçar seu propósito de atrair sempre os melhores alunos, venham de onde vierem.

Durante os dois dias de visitação os estudantes dos ensinos fundamental e médio terão a oportunidade de conhecer salas de aulas e laboratórios, participar de experimentos científicos e travar contato com docentes e alunos da Unicamp. Ademais, também poderão assistir a uma série de eventos culturais e artísticos. “A UPA tem se consolidando a cada ano que passa como um evento importante para orientar ou mesmo despertar vocações entre os aspirantes a uma vaga no ensino superior”, analisa Vera Madruga.

Para o coordenador-geral da Universidade, professor Edgar Salvadori de Decca, ao organizar a UPA a Unicamp reforça seu propósito de buscar os melhores alunos onde eles estiverem. “Além disso, a UPA é uma grande oportunidade para divulgarmos nossos projetos e ações. Foi assim quando da inauguração do novo campus de Limeira e espero que seja assim em relação ao programa que prevê a criação de 120 novas vagas na graduação, proposta que ainda se encontra em discussão nos vários colegiados e esferas da instituição”, acrescentou. Na última edição da UPA, realizada em 2008, 41% das escolas participantes eram públicas, 51% particulares e 8% cursinhos ou colégios técnicos. Entre os visitantes, 88% eram do Estado de São Paulo, 11% de Minas Gerais e 1% de outros estados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário